2025-12-15
A CNA participou, no dia 13 de Dezembro, na sessão evocativa dos 35 Anos da ADACB – Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, sua filiada.
A dirigente da CNA, Adélia Vilas Boas, transmitiu uma calorosa saudação da Direcção da CNA a todas e a todos os que dão corpo a esta grande associação: dirigentes actuais, fundadores e dos vários mandatos até ao presente, aos trabalhadores e a todos os agricultores associados.
A CNA salientou o trabalho incansável da ADACB na defesa dos direitos e dos interesses dos agricultores do distrito e o contributo fundamental para o movimento associativo panorama nacional, através da sua filiação na CNA.
A defesa de rendimentos dignos para os agricultores, de uma PAC mais justa, da conclusão do regadio da Cova da Beira e do regadio da região sul da Gardunha, a minimização dos estragos causados por intempéries e animais selvagens são algumas das muitas lutas travadas pela ADACB e também pela CNA.
Muitas dessas lutas já deram frutas e outras continuamos a travar, em representação dos direitos dos agricultores. As adversidades que impõem, particularmente, aos pequenos e médios agricultores das regiões e minifúndio, podem ser muitas, mas é com a luta organizada do movimento associativo que será possível alcançar melhores condições de vida e de trabalho no campo.
Como referiu Aníbal Cabral, presidente da ADACB, na sua intervenção, “juntos, continuaremos a enfrentar os desafios que ainda estão por vir, sempre com o objectivo de garantir uma agricultura forte, justa e sustentável para todos.”