2025-10-17

Candidatura de António Filipe à Presidência da República recebida na CNA

A CNA recebeu esta sexta-feira, em Coimbra, o candidato à Presidência da República, António Filipe, a seu pedido, para abordar a evolução da situação nacional no sector agrícola.

No encontro, os representantes da CNA falaram do papel determinante da Agricultura Familiar na construção da Soberania Alimentar do país e na coesão territorial, papel que precisa de ser defendido face às políticas adversas que têm conduzido à degradação dos rendimentos dos agricultores e à desertificação de vastas áreas do Mundo Rural.

A CNA salientou a importância do Presidente da República em fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa, que, no seu artigo 97º, refere que “o Estado apoiará preferencialmente os pequenos e médios agricultores, nomeadamente quando integrados em unidades de exploração familiar”.

O acesso à terra e aos recursos naturais pelos agricultores, a necessidade de concretização do Estatuto da Agricultura Familiar e da Declaração dos Direitos dos Camponeses e outras Pessoas que Trabalham em Zonas Rurais (UNDROP), o flagelo dos incêndios, a Política Agrícola Comum e a situação das Mulheres Agricultoras foram outros dos temas abordados.

António Filipe salientou o compromisso da sua candidatura de centrar o debate e torno dos problemas que afectam a vida da população, nomeadamente dos agricultores e populações rurais, com vista à sua visibilização e resolução à luz dos princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa.