2025-05-08

CNA defende em Bruxelas visão para a agricultura centrada na Soberania Alimentar

A CNA participou esta quinta-feira, 8 de Maio, em Bruxelas, na Conferência sobre a Visão para a Agricultura e a Alimentação, promovida pela Comissão Europeia e centrada no tema "Moldar o futuro da agricultura e do sector agroalimentar".

Vítor Rodrigues, dirigente da CNA e membro do Comité Coordenador da ECVC – Coordenadora Europeia Via Campesina, transmitiu o compromisso da CNA de defesa de uma visão para a agricultura que passa pela existência de mais agricultores, a cultivar a sua terra e a vender os seus produtos a preços justos à produção.

O dirigente da CNA sublinhou a importância dos pequenos e médios agricultores, da Agricultura Familiar e das suas práticas agroecológicas, para a sustentabilidade, contribuição que deve ser reconhecida com apoios direccionados para os sistemas policulturais.

Outro aspecto destacado foi a necessidade de uma distribuição mais justas dos apoios da PAC – Política Agrícola Comum, com plafonamento, modulação e redistribuição, e de medidas de regulação de mercado que permitem aos agricultores ter rendimentos dignos.

A visão da CNA e da ECVC tem como questão central a Soberania Alimentar, não apenas na segurança dos abastecimentos, mas sobretudo no direito dos povos a decidir como e o que produzir e no direito dos consumidores a alimentos saudáveis e acessíveis.