2025-02-14
Nos dias 11 e 12 de Fevereiro, a CNA promoveu iniciativas de divulgação e formação acerca das novas regras e compromissos das ajudas da PAC – Política Agrícola Comum, em preparação do Pedido Único de 2025, que decorre de 17 de Fevereiro a 15 de Maio.
As diversas sessões foram dinamizadas pelos técnicos da CNA e contaram com a participação do Gabinete Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), da Autoridade de Gestão do PEPAC e do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).
Cerca de uma centena de técnicos e agricultores, vindos de Norte a Sul do país, estiveram presentes no Seminário Maior, em Coimbra, partilhando momentos de aprendizagem, comunicação, envolvência e debate.
No final destes dois dias, podemos dizer que foi uma excelente iniciativa a promoção destas sessões presenciais e que estamos preparados para apoiar os agricultores na submissão das suas candidaturas.
O trabalho de cada técnico nas diferentes regiões do país e do Gabinete Técnico da CNA é determinante para que os agricultores possam maximizar as ajudas a que têm direito e para que se minimizem os erros e as dificuldades na teia burocrática, por vezes tão complexa e que causa grandes dificuldades aos agricultores. Sem esquecer que este PEPAC é desajustado da realidade da Agricultura Familiar, esta tarefa é ainda mais valiosa.
A CNA destaca o trabalho incansável que os técnicos desenvolvem nas associações, em circunstâncias em que os serviços de apoio do Estado aos agricultores vão sendo desmantelados deixando os agricultores cada vez mais desamparados.
O trabalho das associações de agricultores, das Filiadas da CNA, das entidades receptoras e dos técnicos é fundamental para a Agricultura Familiar e para os pequenos e médios agricultores, assim como o trabalho do departamento técnico da CNA, ao nível do seu conhecimento e da rede de contactos que estabelece durante o período de recepção de candidaturas do Pedido Único.
Da nossa parte tudo continuaremos a fazer para que a campanha corra da melhor forma.
Os agricultores podem contar com a CNA, com as suas Filiadas e as entidades receptoras da CNA!
Estamos preparados para os apoiar nesta campanha!