2024-12-12

Debate sobre comercialização da produção agrícola e florestal realizado no Fundão

No passado sábado, dia 7 de Dezembro, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) promoveu um debate intitulado “Estratégias de Comercialização de Produtos Agrícolas e Florestais”. O evento teve lugar no emblemático Casino Fundanense, na cidade do Fundão, e reuniu produtores, representantes do sector agrícola e florestal, técnicos e outros intervenientes para discutir abordagens inovadoras e sustentáveis de comercialização que promovam a valorização da produção nacional.

Entre os principais temas abordados, destacaram-se os circuitos curtos de comercialização, como uma estratégia para aproximar produtores e consumidores. Os circuitos curtos, reduzindo intermediários e distâncias, garantem maior rentabilidade e preços mais justos para os agricultores, promovem uma alimentação culturalmente adequada, relações de confiança e a sustentabilidade económica, social e ambiental dos modelos de produção e consumo.

Outro ponto central do debate foi a valorização da produção primária na fileira agro-alimentar, com especial atenção aos pequenos e médios produtores. Foram analisados os desafios e oportunidades de agregar valor aos produtos agrícolas e florestais, incentivando práticas que contribuam para melhorar o escoamento da produção, aumentar os rendimentos da agricultura familiar e o desenvolvimento das comunidades rurais.

O debate reforçou a necessidade de criar políticas que estimulem a cooperação entre diferentes agentes da cadeia agro-alimentar, garantam a transparência e relações justas, promovam a sustentabilidade ambiental e assegurem um futuro mais promissor e inclusivo para os sectores agrícola e florestal em Portugal.

Esta iniciativa reflecte o compromisso da CNA em promover o diálogo e em contribuir, com propostas de medidas concretas, para o fortalecimento da agricultura, com impacto positivo tanto nas economias locais e nacional, bem como na preservação ambiental.

 

Esta acção integra um projecto no contexto de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e co-financiado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.