2024-11-15
O Projeto CERTRA - Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal, realizou, no passado dia 8 de novembro, o 1º Workshop direcionado para os agentes da cadeia de valor dos cereais tradicionais.
O encontro reuniu cerca de meia centena de participantes entre produtores, moleiros, padeiros e cozinheiros, para além de autarquias, entidades ligadas à investigação, entre muitas outras.
Para além da apresentação inicial de alguns projetos em torno da produção de cereais tradicionais e do fabrico do pão, a iniciativa contou com um debate onde se pretendeu avaliar diferentes propostas e ideias de articulação entre as diferentes iniciativas e projetos, mas, sobretudo, entre os diferentes agentes da cadeia, por forma potenciar resultados e dinamizar esta cadeia de valor.
Das várias intervenções ficou a opinião que, com todo o património genético, com todo o património edificado, com toda a tradição e cultura, com toda riqueza gastronómica em torno dos cereais tradicionais e do fabrico do pão, é exequível a construção de uma fileira dinâmica, cuja estratégia passe por uma aposta num produto diferenciado e de valor acrescentado, capaz de remunerar de forma justa toda a cadeia de valor.
Outro dos temas em debate foi o da rastreabilidade e certificação, a construção de uma agenda e de um roteiro comum e de uma rede informal de troca de informações e partilha de experiências.
Esta ação, realizada em formato online e quando se comemorou o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, pretende-se que seja a primeira de muitas outras que se venham a organizar no futuro, sendo que é intenção de projeto CERTRA organizar já um segundo Workshop em fevereiro /março do próximo ano, em formato presencial, por forma a aprofundar o debate em torno de um plano de ação conjunto.
Vídeo-gravações da iniciativa:
Apresentação do Projeto CERTRA - Letícia Estevinho - Instituto Politécnico de Bragança