2024-11-13
A CNA participou hoje, 13 de Novembro, em Bruxelas, num protesto contra a assinatura do trato comercial UE-Mercosul, convocado pela ECVC – Coordenadora Europeia Via Campesina, organização da qual é membro. A manifestação juntou agricultores das suas organizações associadas na Europa e outros movimentos aliados. Vitor Rodrigues, Adélia Vilas Boas e Carlos Alves representaram a CNA nesta iniciativa.
A decisão de avançar com esta acção foi tomada com base no anúncio da Comissão Europeia de que o tratado de livre comércio entre a UE e o MERCOSUL poderia ser assinado na cimeira do G20 no Rio de Janeiro, de 18 a 19 de Novembro.
O acordo criará uma concorrência desleal, dumping e uma queda dos preços pagos aos agricultores europeus, além de gerar grandes problemas sociais e ambientais nos quatro países do Mercosul. Não só criará problemas para os agricultores, que necessitam de proteger os seus meios de subsistência e o futuro da agricultura, mas também para a qualidade da alimentação na Europa.
A maioria dos agricultores europeus opõe-se à concorrência global entre agricultores de todo o mundo, pois essa competição enfraquece uma agricultura mais social e sustentável, prejudica os seus rendimentos, o meio ambiente e, de maneira mais ampla, as comunidades rurais dos países envolvido
A ECVC terá também uma delegação no Rio de Janeiro durante a Cimeira dos G20 para coordenar os protestos com organizações de camponeses do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.