2024-11-05
A CNA enviou, no passado Domingo, dia 3 de Novembro, uma carta às suas organizações amigas no Estado Espanhol, COAG- COORD. ORGANIZACIONES AGRICULTORES Y GANADEROS e CCPV-COAG, a organização associada da COAG em Valência, manifestando solidariedade perante a catástrofe que se abateu sobre os agricultores e a população de Valência.
O Conselho Nacional da CNA - Confederação Nacional da Agricultura, de Portugal, reunido este domingo, vem expressar a sua consternação pela catástrofe que se abateu sobre os camponeses e a população de Valência e outras regiões do Estado Espanhol, o seu pesar pelas vidas perdidas, preocupação por quantos continuam desaparecidos e solidariedade com as famílias brutalmente afectadas.
Juntamos a nossa voz à da COAG e CCPV-COAG na reclamação ao Governo do Estado Espanhol de medidas imediatas para acudir à desastrosa situação em que se encontram os camponeses valencianos, compensando-os pelos enormes prejuízos sofridos e de forma a recuperar o seu potencial produtivo e as suas vidas.
Acidentes climáticos extremos que com cada vez mais frequência e violência acontecem por todo o mundo reforçam a importância da nossa luta por um modelo de produção sustentável, respeitador dos recursos naturais, do meio ambiente e de quem trabalha a terra para alimentar as populações.
Continuamos juntos na luta de um sistema alimentar baseado na agricultura familiar e alicerçado no cumprimento da Declaração dos Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham em Zonas Rurais (UNDROP), enquanto caminho para um futuro de prosperidade da nossa agricultura, pela vitalidade do mundo rural e pela construção da Soberania Alimentar dos povos.
Contem com a nossa solidariedade.
O Conselho Nacional da CNA
Coimbra, 3 de Novembro de 2024