2024-10-11

Intercâmbio entre CNA e GRAIN reforça alianças em torno da Agricultura Familiar

Na semana primeira semana de Outubro, a organização internacional GRAIN esteve reunida em Coimbra, ocasião que proporcionou a realização de um importante intercâmbio com a realidade da Agricultura Familiar portuguesa.

No dia 2 de Outubro, realizou-se uma visita de campo a uma exploração familiar de arroz carolino situada em Calvete, Alqueidão (concelho de Figueira da Foz). Na visita, conduzida pela agricultura Luísa da Silva, foi possível constatar as dificuldades dos produtores.

A imprevisibilidade decorrente das alterações climáticas que têm provocado quebras de produção, os elevados custos de produção e as dificuldades de escoamento a preços justos, muito impactadas pelas importações de arroz, foram alguns dos constrangimentos constatados.

Outro problema muito sentido pelos produtores de arroz do Vale do Pranto é a falta de concretização das obras de reparação das comportas da Maria Mata, que, estando danificadas, permitem a entrada de água salgada nos campos. Mais um factor a contribuir para perdas de produção e de rendimento. Os agricultores, com a ADACO – Associação dos Agricultores do Distrito de Coimbra e a CNA, e com o apoio da Junta de Freguesia do Alqueidão, mantêm a reclamação da necessidade urgente destas obras.

Com esta visita de campo, pretendeu-se alertar para a realidade da agricultura familiar portuguesa face à ausência de políticas públicas capazes de dar resposta aos problemas dos pequenos e médios agricultores.

Na tarde do mesmo dia, decorreu na CNA uma reunião entre ambas as organizações em que se debateram estas questões que, embora com particularidades locais, acabam por encontrar um denominador comum em praticamente do todo o mundo.

As políticas neoliberais, assentes no privilégio dos modelos de produção e comercialização industrializados e globalizados, têm conduzido ao encerramento forçado das explorações agrícolas familiares e, consequentemente, à perda da diversidade de variedades e espécies agrícolas, da biodiversidade, da depradação e esgotamento dos recursos naturais, bem como à degradação de vida das populações rurais e, de uma forma geral, da alimentação dos povos e da sua Soberania Alimentar.

Do intercâmbio entre a CNA e a GRAIN saiu sublinhado o importante papel das organizações na representação e defesa dos direitos dos camponeses.

Para a CNA, esta reunião e as ideias nela trocadas constituíram um marco na construção de alianças pela defesa dos pequenos e médios produtores, em Portugal e no Mundo.

A GRAIN é uma pequena organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para apoiar agricultores, comunidades e pessoas dedicadas à agricultura de pequena escala, e movimentos sociais nas suas lutas para alcançar sistemas alimentares baseados na biodiversidade e controlados pela comunidade.

 

Reunião em Coimbra

 

 

Visita de campo a uma exploração familiar de arroz carolino