2024-02-28

Uma resposta adequada ao protesto dos agricultores: preços justos através do reforço da directiva PCD

 

A ECVC exige uma obrigação a nível da UE para garantir que os preços pagos aos agricultores cubram os custos de produção, incluindo um rendimento digno pelo trabalho dos agricultores e dos trabalhadores agrícolas e as suas contribuições para a segurança social.

Nos últimos meses, os protestos dos agricultores bloquearam cidades em toda a Europa. A ECVC acredita firmemente que a transposição espanhola da directiva da UE relativa às práticas comerciais desleais é uma boa forma de responder à exigência que unifica a maioria dos protestos: preços justos para os produtos dos agricultores. Embora outras transposições nacionais possam ser interessantes, só em Espanha é que esta lei foi eficaz e fez realmente a diferença no preço dos agricultores: obriga efectivamente cada elo da cadeia alimentar a cobrir os custos de produção, a começar pelos produtores. São aqui desenvolvidas algumas características fundamentais que devem ser retomadas ao nível da directiva da UE, a fim de a reforçar.

Através da lei, os produtores têm o direito de denunciar anonimamente qualquer pessoa que compre os seus produtos a um preço inferior aos seus custos de produção, que eles próprios determinam para os seus produtos, caso a caso. Assim, a compra de produtos com prejuízo pode ser punida com uma coima de 3.000 a 100.000 euros. É importante que as coimas sejam verdadeiramente dissuasivas. Os infractores reincidentes podem ser multados a uma taxa mais elevada, de 100.000 a 1 milhão de euros. Durante o primeiro trimestre de 2023, o governo espanhol anunciou que 55 empresas tinham sido sancionadas.

Um instrumento, criado pela COAG – uma das organizações espanholas membro da ECVC e da Via Campesina – em 2008, juntamente com duas associações de consumidores, tem sido muito importante para dar transparência ao mercado:

  • O Índice de Preços Origem-Destino (IPOD) publica todos os meses um índice para denunciar o abuso de poder e a imposição de preços abaixo dos custos de produção por parte da indústria e da distribuição. Este índice teve início em 2008, por iniciativa de agricultores e organizações de consumidores, e ilustrava a diferença entre os preços pagos aos agricultores e aos consumidores. Este índice atingiu mais de 500%, o que indica que os maiores beneficiários da desregulamentação do mercado foram os operadores mais fortes (geralmente a grande distribuição) e os mais prejudicados foram os agricultores e os consumidores, para os quais os preços na origem são muito baixos e, no entanto, os consumidores pagam um preço muito mais elevado do que teriam de pagar numa situação de mercado regulamentado.

O núcleo da lei são os dois instrumentos funcionais seguintes:

  • Em primeiro lugar, a Agência de Informação e Controlo Alimentar (AICA), que é o órgão legal de controlo, dedicado à recolha anónima de queixas e sanções dos agricultores, organizações agrícolas, cooperativas e outras entidades da cadeia. Tem também capacidade própria para efectuar inspecções do cumprimento e execução dos contratos, sobre abusos de preços, falta de contratos agrícolas, incumprimento dos prazos de pagamento e outras práticas abusivas. Publica as sanções quando estas são definitivas.

Outro elemento fundamental é o facto de, em Espanha, os contratos – que são obrigatórios – terem de ser depositados num registo oficial para que não possam ser feitas alterações depois de terem sido apresentadas queixas.

A UE deveria incluir este elevado nível de controlo público e de transparência dos preços. Deveria também prestar atenção aos seguintes elementos:

  • Por lei, os preços devem cobrir os custos de produção em cada elo da cadeia, a começar pelo agricultor, e os custos devem incluir um rendimento digno para os agricultores e todos os trabalhadores agrícolas.
  • A venda com prejuízo é proibida.
  • Os agricultores devem ser pagos num prazo máximo de 30 dias quando vendem um produto perecível e de 60 dias se os produtos forem transformados.
  • As sanções devem ser significativas em caso de incumprimento dos pontos anteriores.
  • Os observatórios de preços a nível nacional e europeu devem fornecer níveis de margem líquida por marca e por fabricante.
  • Deve haver transparência nas condições de negociação comercial.

Por último, esta lei não será totalmente eficaz sem abordar o comércio internacional, retirando a OMC da agricultura e pondo fim aos acordos de livre comércio. Um novo quadro comercial baseado na soberania alimentar deve ser implementado para permitir a relocalização da produção agrícola e evitar que a produção nacional concorra com as importações que mantêm os preços baixos. Além disso, estes acordos de livre comércio agravam as crises climática e de biodiversidade e prejudicam os sistemas alimentares na Europa e no resto do mundo.

A União Europeia adoptou a sua última revisão da Directiva relativa às Práticas Comerciais Desleais (PCD) na cadeia de abastecimento agrícola e alimentar em Abril de 2019. A directiva proíbe certas "Práticas Comerciais Desleais" impostas unilateralmente por um parceiro comercial a outro a nível da UE na cadeia de abastecimento agrícola e alimentar. No entanto, embora a directiva seja um passo na direcção certa, não vai ao ponto de cobrir legalmente os custos de produção. Como se viu no protesto dos agricultores, as implementações nacionais não melhoraram até à data o poder de negociação dos agricultores. Por isso, a ECVC apela à Comissão Europeia para que reforce a directiva a nível da UE e uma aplicação nacional baseada na lei da cadeia em Espanha.