2023-10-24
As organizações filiadas na CNA da região do Alentejo conseguiram, com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura, fazer chegar palha para aliviar a grave situação que atravessam os produtores pecuários, em especial os pequenos e médios.
São cerca de 45 toneladas de palha, vindas de França em três camiões, directamente para o concelho de Montemor-o-Novo. Os agricultores consideram que esta acção é uma ajuda importante numa altura em que a seca prolongada dos últimos dois anos prejudicou o desenvolvimento de pastos e de outra alimentação animal e esvaziou rapidamente os armazéns, logo no início da Primavera.
O contacto foi estabelecido com as organizações em França, com um preço mais compensatório para os produtores, de forma a permitir que continuem com a sua importante actividade.
A CNA considera que, perante estas situações extremas, o Governo, através do Ministério da Agricultura, deve garantir um Pacote de apoio de Emergência que permita aos produtores garantir que mantêm a sua actividade, nomeadamente através da constituição de uma Reserva para alimentação animal.