2023-08-08

Agricultores lesados pelos prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens concentram-se em Penacova frente à Câmara Municipal

Continuam os enormes prejuízos causados por animais selvagens nas culturas dos agricultores do distrito, particularmente no concelho de Penacova.

É uma calamidade a destruição de campos de milho, mas também de vinhas e árvores de frutos secos, feita principalmente pelos javalis, mas com muitos dos prejuízos a serem também causados por veados e corças.

Sendo um problema nacional, mas com grande impacto no distrito de Coimbra, a medida anunciada pelo Governo da liberalização da caça ao javali pelas zonas de caça associativa não é suficiente para resolver o problema da sobre-população que, segundo as conclusões do Plano Estratégico e de Acção do Javali, promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e divulgado no dia 30 de Maio de 2023 em Évora, varia em Portugal entre os 300 e os 400 mil exemplares, confirmando o que os agricultores têm denunciado nos últimos anos.

Os agricultores e a ADACO entendem que para a resolução do problema são necessárias medidas adicionais para os prejuízos causados por estes animais.

Após a realização de duas reuniões em Travanca do Mondego e Roxo – Lorvão, no concelho de Penacova, a ADACO vai realizar uma concentração de agricultores do concelho, lesados pelos javalis e outros animais selvagens, junto à Câmara Municipal de Penacova no próximo dia 10 de Agosto, a partir das 10h00.

Haverá uma reunião entre o Presidente da Câmara Municipal e uma Delegação da ADACO composta por agricultores lesados do concelho.

Nessa reunião será entregue ao Presidente da Câmara uma Exposição dirigida ao Exmo. Senhor Ministro do Ambiente, com vista a que tenha um contributo de apoio escrito por parte da Câmara Municipal.