2019-12-27

CNA na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP25

A CNA integrou a delegação da Via Campesina Internacional, em Madrid, no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, COP25.

A participar nas iniciativas, Laura Tarrafa, em representação da CNA, abordou a importância da concretização do Estatuto da Agricultura Familiar como forma de valorização da Agricultura Familiar e de protecção dos pequenos e médios agricultores. No contexto das medidas apregoadas como soluções para combater as alterações climáticas, em que se chega a propor a redução do efectivo pecuário bovino para metade, até 2050, Laura Tarrafa salientou que “em Portugal as vacas da Agricultura Familiar vão converter-se em créditos para que outros possam poluir sem produzir nada para os povos, nem alimentos, nem um ambiente saudável, apenas lucro para eles próprios (os grandes grupos económicos)”.

A verdadeira solução para desacelerar as alterações climáticas passa pela Soberania Alimentar, baseada em modelos de produção agroecológicos para alimentar o mundo e sustentar a terra.

 

Marcha pelo Clima em Madrid

Integrada na COP 25, decorreu a Marcha pelo Clima, também na capital espanhola, no dia 6 de Dezembro e que juntou cerca de meio milhão de participantes.  A delegação da Via Campesina, que a CNA integrou, esteve presente na luta pela Soberania Alimentar, com modelos de produção e consumo sustentáveis, que garanta a justiça social, económica e climática para Portugal e para os Povos do Mundo.