2023-07-17

Agricultores lesados pelos prejuízos causados por javalis reclamam do Governo medidas efectivas

Em Travanca do Mondego, concelho de Penacova, a sala foi pequena para receber as largas dezenas de agricultores que quiseram participar na reunião promovida, a 14 de Julho, pela ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra com o apoio da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, para discutir os prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens.

Na sala cedida pela União de Freguesias de Travanca e Oliveira do Mondego, os presentes falaram da calamidade que é a destruição de campos de milho, mas também de vinhas e árvores de frutos secos, feita principalmente pelos javalis, mas com muitos dos prejuízos a serem também causados por veados e corças.

Sendo um problema nacional mas com muito impacto no distrito de Coimbra, os presentes reclamaram que a medida anunciada pelo Governo da liberalização da caça ao javali não é suficiente para resolver o problema da sobrepopulação de javalis que, segundo as conclusões do Plano Estratégico e de Acção do Javali, promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e divulgado no dia 30 de Maio de 2023 em Évora, varia em Portugal entre os 300 e os 400 mil exemplares, confirmando o que os agricultores têm denunciado nos últimos anos.

Os agricultores presentes e a ADACO entendem que para a solução do problema são necessárias medidas adicionais para os prejuízos causados por estes animais.

É necessário (e urgente) a atribuição aos agricultores lesados de “indemnizações” pelos prejuízos causados, suportadas pelo Governo, de forma expedita e desburocratizada, assim como o controlo da densidade, da capacidade reprodutiva, e da mobilidade destes animais selvagens, bem como o controlo do seu estado sanitário.

Para além dos prejuízos directos no sector, há o perigo real de se precipitarem problemas graves com a (falta de) sanidade destes animais, com destaque para a peste suína africana a partir dos javalis.

A ADACO continuará as reuniões abertas à população no concelho de Penacova, culminando com uma iniciativa pública junto à Câmara  Municipal de Penacova no próximo dia 10 de Agosto pelas 10h30, no sentido do apoio desta Câmara às reclamações junto do Governo, dos agricultores lesados.