2023-04-06

CNA repudia repressão em França e manifesta solidariedade com a luta em defesa da água

A CNA enviou uma carta à Embaixadora de França em Portugal a repudiar a repressão policial exercida sobre membros de vários movimentos sociais e a manifestar solidariedade com a luta da Confédération Paysanne e de outras organizações em defesa da água.

No passado dia 25 de Março, uma manifestação convocada pela Confédération Paysanne, Les Soulèvements de la Terre e Bassines Non Merci juntou mais de 30.000 pessoas em Sainte-Soline em França para protestar contra a construção de mega reservatórios de água.

Na sequência da utilização de violência policial, mais de 200 manifestantes ficaram feridos, incluindo duas pessoas em coma e dezenas de outras com traumatismos graves. A CNA repudia a utilização da violência pelas forças policiais, e espera que os feridos recuperem rapidamente.

A CNA expressa a sua consternação perante a repressão do movimento social em defesa da água. Manifestamos também a nossa profunda solidariedade com a Confédération Paysanne e as demais estruturas que organizaram esta manifestação.

Estes acontecimentos têm lugar no contexto de uma mobilização social maciça em França contra a reforma das pensões, que também foram reprimidas com uma violência sem precedentes.

A CNA denuncia a tentativa de silenciar violentamente aqueles que, corajosa e pacificamente, pedem ao Estado para assumir a sua responsabilidade e agir e a favor do interesse geral face à emergência climática, ambiental e social. Em particular, consideramos inaceitável a pretensão de declarar a dissolução da Les Soulèvements de la Terre.

Exigimos o fim da repressão e da criminalização dos movimentos sociais em França. O direito ao protesto é um direito humano e os governos devem respeitá-lo.

Carta enviada à Embaixada de França em Portugal

Coimbra, 06 de Abril de 2023

A Direcção da CNA