2023-02-22

Produtores de arroz reclamam reparação urgente das comportas junto à Estação Elevatória do Alqueidão

 

Numa iniciativa promovida pela Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), cerca de meia centena de agricultores do Vale do Pranto protestaram a 20 de Fevereiro, sexta-feira, junto às comportas da Maria da Mata junto à Estação Elevatória do Alqueidão, que deixaram de funcionar há quase quatro anos.

Esta situação fez com que as águas salgadas inundem os campos de arroz levando os produtores a perder produtividade com o arroz na floração, por ser queimado pelo sal.

Por outro lado, em caso de chuva muito intensa e demorada, os tubos existentes que substituem as comportas não têm capacidade para escoar o caudal, podendo originar inundações nos campos.

A necessidade urgente da realização do emparcelamento agrícola, aliada à destruição das comportas e entrada de água salgada nos campos, põe em risco os cerca de dois mil hectares de arroz.

De uma produção que há poucos anos era de cerca de 6 toneladas/hectare, neste momento os produtores, em média, apenas produzem 4 toneladas/hectare.

A continuar assim dentro de poucos anos não haverá condições para produzir arroz na região.

A ADACO reclama a realização urgente do emparcelamento agrícola e a rápida construção de novas comportas que impeçam a entrada da água salgada.

A informação dada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que estão a elaborar um projecto de construção de novas comportas, que depois ainda têm de esperar por orçamento, deixa no ar que só daqui a 5 ou 6 anos é que a obra se realizará.

Os agricultores não podem esperar tanto tempo. As obras têm de ser realizadas já.

A ADACO irá pedir uma reunião com carácter de urgência à delegação de Coimbra da APA.

 

Fotos: avaria das comportas permite entrada de água salgada nos campos de arroz