2022-09-20

CNA recebida em Audiência no Ministério do Ambiente e Acção Climática

 

A CNA foi recebida em Audiência pelo Ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, em Lisboa, a 15 de Setembro.

Na audiência, a delegação da CNA apresentou preocupações relativamente à seca, aos territórios percorridos pelos incêndios (com especial referência ao Parque Natural da Serra da Estrela), à situação dos baldios e das florestas, entre outras matérias da competência da tutela que se cruzam com as questões da Agricultura e do Mundo Rural.

As crescentes obrigações ambientais, que exigem adaptações e acarretam custos acrescidos para os agricultores, mereceram nota por parte da Confederação, que apontou para a necessidade de desburocratizar e simplificar os processos e de reforçar o apoio técnico através das organizações de produtores.

Outro dos assuntos abordados pela delegação da CNA foi a ocupação de terras com aptidão agrícola e florestal por enormes centrais de painéis fotovoltaicos, que, para além da especulação, dificultam o acesso à terra para produzir alimentos.

Na área das florestas, a delegação da CNA frisou a necessidade urgente, e justa, de tornar públicos e transparentes os preços praticados no sector de forma a garantir melhores preços para os pequenos e médios produtores florestais.

A CNA alertou ainda para os atrasos nos contratos-programa dos Agrupamentos de Baldios e para a necessidade da continuidade dos projectos para a criação de agrupamentos que estão a ter bons resultados para o território e para as comunidades.

Os dirigentes da CNA reiteraram a importância da Agricultura Familiar no território, na gestão da paisagem e dos recursos naturais e, nesse sentido, apelaram ao Ministério que assuma um papel influenciador para a concretização do Estatuto da Agricultura Familiar.

Integraram a delegação da CNA os dirigentes Aníbal Cabral, Daniel Serralheiro e Laura Tarrafa.