2022-06-01

CNA promove seminário "O PEPAC e a Mulher Agricultora e Rural" a 5 de Junho em Santarém

 

A CNA promove o seminário “O PEPAC e a Mulher Agricultora e Rural”, no próximo dia 5 de Junho, às 11 horas, no Anfiteatro Estúdio do CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, durante a Feira Nacional de Agricultura de Santarém.

A iniciativa contará com a participação de Laura Tarrafa, presidente da MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas e de Júlia Amorim da Direcção Nacional do MDM – Movimento Democrático de Mulheres. A moderação ficará a cargo da CNA.

Somando a importância dada à igualdade de género na construção das novas políticas, e também na Política Agrícola Comum (reconhecida na carta de recomendação da Comissão Europeia a Portugal relativa ao PEPAC – Plano Estratégico da PAC) importa apresentar e debater as propostas necessárias para valorizar o papel das mulheres agricultoras e rurais.

Pese embora as dificuldades à participação plena na agricultura e na vida, o papel das mulheres agricultoras e rurais é estratégico no desenvolvimento da actividade económica e da vitalidade das aldeias e vilas, pela inovação e diversificação, pela manutenção, conservação e desenvolvimento das zonas rurais, pela preservação da tradição e saberes e no contributo para uma alimentação e nutrição saudáveis. É essa importância estratégica que é urgente debater no sentido de construir políticas públicas adequadas.

 

Esta acção integra um projecto no contexto de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e co-financiada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Coimbra, 01 de Junho de 2022

A Direcção da CNA