2022-05-31

CNA reuniu com vereador Agricultura, Alimentação e Hortas Comunitárias da Câmara Municipal de Coimbra

 

A CNA reuniu com o vereador da Câmara Municipal de Coimbra responsável pelo pelouro da Agricultura, Alimentação e Hortas Comunitárias, Francisco Queirós.

A reunião, a pedido da vereação, decorreu na sede da Confederação, em Coimbra, a 25 de Maio, permitindo discutir estratégias de intervenção e explorar possíveis parcerias e colaborações.

Para a Confederação, é de saudar a existência de um pelouro que reúna a Alimentação e a Agricultura e, nesse sentido, frisou a importância de valorização da Agricultura Familiar enquanto modelo capaz de produzir alimentos sustentáveis, de qualidade e de proximidade às populações locais, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento da actividade agrícola na região, promovendo a economia e a coesão do território.

Neste contexto de valorização da produção e consumo de proximidade, a CNA falou da importância de promoção dos circuitos curtos agro-alimentares, tais como as feiras e os mercados locais e o abastecimento de cantinas públicas com alimentos provenientes da Agricultura Familiar, temas que mereceram bom acolhimento por parte do vereador.

A CNA teve ainda oportunidade de colocar algumas preocupações e perspectivas relativamente à situação actual da Agricultura Familiar e dos pequenos e médios agricultores, tais como a subida galopante dos custos de produção, as dificuldades de escoamento a preços justos ou os prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens, um problema nacional que se faz sentir também no concelho de Coimbra.