2022-05-23

ADACB tem novo presidente

 

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco reuniu, no dia 23 de Maio, a Assembleia Geral tendo aprovado unanimidade o relatório e contas do ano de 2022. Neste documento, valorizou-se a actividade da Associação na reivindicação de medidas de apoio aos agricultores tão necessárias face à conjuntura provocada pela opção de redução do déficit orçamental, pelo COVID 19, a seca e a Guerra o que provoca grandes dificuldades aos agricultores. Neste sentido a ADACB concretizou diversas iniciativas junto dos Órgãos de Soberania reivindicando medidas de apoio urgentes e essenciais para o sector. 

Face ao pedido de demissão do Presidente da Direcção por motivos de ordem pessoal e profissional, a Assembleia Geral ratificou por unanimidade a proposta da Direcção de substituir o Presidente da Direcção, José Mesquita Milheiro pelo seu dirigente António Joaquim Maroco Quelhas.

A Assembleia Geral aprovou por unanimidade um voto de Louvor e reconhecimento ao Presidente cessante pelo excelente trabalho desenvolvido em prol desta Associação, dos agricultores e do mundo rural. Recorde-se que Mesquita Milheiro faz parte do Órgãos Sociais da ADACB desde a sua fundação, tendo exercido também o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

A Assembleia discutiu ainda os problemas mais sentidos pelo sector, designadamente o agravamento dos preços dos factores de produção – energia, gasóleo, eletricidade, fertilizantes – e as necessárias medidas de apoio públicas que tardam em chegar aos agricultores.

 

António Joaquim Maroco Quelhas

Dados biográficos:

António Quelhas, nascido em 16 de Abril de 1971, em França, tem as suas raízes na aldeia de Atalaia do Campo, no concelho do Fundão.

Licenciou-se em Engenharia Civil na Universidade da Beira Interior, tendo completado a sua formação com a Pós-Graduação  na mesma Universidade.

Além da sua actividade profissional, também desempenhou a função de docente no Instituto Politécnico da Guarda.

É hoje sócio de uma empresa, com sede em Castelo Branco, no âmbito da produção de azeite e floresta, com propriedades neste concelho. Para além destas actividades, a empresa desenvolve actividade noutras áreas, evidenciando-se no sector ambiental.

Desempenhou ainda funções em vários corpos sociais de instituições, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia do Fundão.

A Direcção da ADACB

24 de Maio de 2022 

COMUNICADO