2022-05-21

Agricultores concentram-se junto ao mercado de Ansião para afirmar "queremos produzir"

 

Este sábado, 21 de Maio, junto ao Mercado de Ansião, agricultores afirmaram “queremos produzir” e reclamaram políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar, cada vez mais urgentes e necessárias no contexto de enormes dificuldades face à escalada brutal dos custos de produção.

Esta é a quarta de um conjunto de iniciativas promovidas pela União dos Agricultores do Distrito de Leiria (UADL), com o apoio da CNA, no distrito de Leiria, em defesa dos rendimentos e do trabalho dos agricultores e por uma vida digna no mundo rural.

O país precisa de muitos e mais agricultores para continuar a produzir bons alimentos e para alcançar a Soberania Alimentar.

Mas claramente as medidas que têm sido anunciadas pelo Ministério da Agricultura e pelo Governo para o sector não são suficientes ou não saem do papel.

São necessárias medidas que travem o aumento especulativo dos preços dos factores de produção e que, ao mesmo tempo, assegurem preços justos para os produtos que os agricultores comercializam, nomeadamente através de uma lei que proíba as vendas com prejuízos.

Os agricultores concentrados em Ansião reclamaram também ao Governo a resolução do problema dos prejuízos causados nas culturas por javalis e outros animais selvagens, e a melhoria das condições de vida das populações rurais, tais como o reforço do Serviço Nacional de Saúde e reformas de velhice dignas.

Podem contar com a CNA e Filiadas para continuar a luta por outras e melhores políticas agro-rurais!