2022-04-19

Agricultores protestam no Fundão para denunciar dificuldades e reclamar medidas

 

Dezenas de tractores e máquinas agrícolas desfilaram segunda-feira, 18 de Abril, entre o Parque Industrial do Fundão até ao centro da cidade, numa iniciativa de protesto e luta organizada pela Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB), em defesa da Agricultura, do Mundo Rural e da Soberania Alimentar.

Esta iniciativa, que contou com o apoio da CNA, correspondeu às necessidades sentidas pelos agricultores albicastrenses de fazer ouvir a sua voz e de reclamar medidas de apoio face às dificuldades que se têm agravado de forma drástica.

“A opção pela redução do défice orçamental, a epidemia de COVID-19, a seca e os mais recentes acontecimentos com a Guerra na Ucrânia provocaram uma escalada especulativa dos preços dos factores de produção agravando a débil situação financeira dos agricultores e as medidas várias vezes anunciadas para mitigar os impactos no sector agrícola tardam em chegar”, refere a ADACB.

"Os fertilizantes que custavam 390€ a tonelada custam agora 900€", "Não sei se nos vamos aguentar. Nós temos de trabalhar 365 dias por ano, deviam dar mais valor aos agricultores"... estes são alguns dos testemunhos e desabafos de agricultores.

Considerando que a agricultura e a floresta são uma importante actividade económica nesta região do Interior do País, os agricultores que participaram na Marcha de Tractores manifestam preocupações e reclamam medidas urgentes capazes de acudir à situação.

Essas reclamações foram compiladas numa moção aprovada pelos presentes, durante a iniciativa de protesto, e já foi enviada ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Agricultura e Alimentação.

A ADACB adianta que a situação não se compadece com o adiamento na resposta às exigências e ao clamor dos agricultores e acrescenta que vai estar atenta ao evoluir da situação, não descartando desenvolver mais acções públicas em defesa da Agricultura, do Mundo Rural e da Soberania Alimentar do País.

 

MOÇÃO

ADACB promove Marcha de Tractores a 18 de Abril no Fundão