2022-03-29
Uma delegação da Comissão de Agricultores do Baixo-Mondego da Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO) foi recebida esta terça-feira, 29 de Março, em audiência pelo Sub-Director Regional de Agricultura do Centro Dr. António Ferreira e pelo Engº Gonçalo Raposo, responsável pela Delegação de Coimbra.
Nessa reunião foi apresentada uma Exposição dirigida ao Primeiro-Ministro e à Ministra da Agricultura sendo solicitado um prazo de resposta até 12 de Abril de 2022.
Caso não haja uma resposta positiva às reclamações apresentadas pela ADACO e pela Comissão de Agricultores, esta reunirá após este prazo para definir as formas de luta a adoptar, que poderão passar por uma acção de rua com máquinas agrícolas.
A acrescentar ao caderno de reclamações foram ainda apresentadas aos responsáveis da DRAPC mais duas questões importantes e para as quais foi solicitada uma resposta:
1 – A falta de terra no Vale do Mondego para a instalação de jovens agricultores, sendo que há muita área agrícola e florestal na posse do Estado, que pode e deve ser posta à disposição para a instalação de jovens agricultores, criando novas áreas de produção; sendo por outro lado também uma forma do País não estar tão dependente das importações, que com a situação do actual conflito na Ucrânia vai aumentar; dará também uma oportunidade a jovens agricultores, principalmente os que não tem terra para se instalar.
2 - A urgência das obras no dique onde é canalizada a água do Mondego para o Vale do Pranto (obras prometidas e ainda não realizadas), água essa que continua a correr com elevado teor de sal e que causa danos significativos na cultura do arroz”.
Coimbra, 29 de Março de 2022
A Direcção da ADACO