2021-12-16

Assembleia Geral da CNA planifica o ano de 2022 em defesa da Agricultura Familiar

A Assembleia Geral da CNA reunida a 11 de Dezembro, em Penacova, com delegados de diversas regiões do País, fez uma avaliação à situação da Agricultura Familiar e do Mundo Rural e aprovou, por unanimidade, o Plano de Actividades e o Orçamento para 2022.

Os delegados manifestaram preocupação perante a ausência de medidas capazes de melhorar a vida dos Agricultores face ao elevado aumento dos custos de produção e à continuidade dos preços baixos na produção. Além destes factores, acresce o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para 2023-2027 que não contém medidas benéficas para a Agricultura Familiar.

A actividade da CNA e a das associações suas filiadas, o trabalho dos agricultores e da Agricultura Familiar em especial, tem sido profundamente afectada pela situação pandémica que dura já há perto de dois anos.

Assim, ao planificar as actividades para o ano que se aproxima, a CNA reforçou o empenho para desenvolver o seu trabalho associativo, com as filiadas e organizações parceiras, para apoiar os agricultores e com eles encontrar as soluções, desbravar o caminho para que cada um tenha o seu trabalho justamente remunerado, as populações possam alimentar-se com os nossos produtos, para que as economias locais e a nacional não continuem tão dependentes das importações e Portugal alcance a Soberania Alimentar.