2021-12-15

CNA presente no X Congresso do Sindicato Labrego Galego

Vítor Rodrigues, da Direcção da CNA, com Isabel Vilalba reeleita Secretária-Geral do SLG

A CNA esteve no X Congresso do Sindicato Labrego Galego, que decorreu em Vilalba (Lugo), no domingo, 12 de Dezembro, representada por Vítor Rodrigues, da Direcção da CNA.

O X Congresso do SLG, que decorreu sob o lema “Mais camponesas, melhores alimentos”, elegeu a Direcção Nacional desta organização, a sua Executiva e reelegeu Isabel Vilalba como sua Secretária-Geral.

Neste Congresso, as camponesas e os camponeses galegos analisaram a situação dos vários setores produtivos (leite, carne, horticultura, fruticultura, etc.), bem como a intervenção em frentes de trabalho específicas (jovens, mulheres, reformados, agroecologia).

Nas várias intervenções, foram denunciados os elevados e crescentes custos de produção, a manutenção dos baixos preços pagos à produção, a expansão de monoculturas intensivas florestais e as crescentes pressões sobre a terra e os modos de vida camponeses, por exemplo, através da instalação de megaparques de geração de energia eólica.

A CNA teve oportunidade de saudar este Congresso, valorizando a história de luta do SLG e os laços de solidariedade e amizade que cultivamos mutuamente, na intervenção que ambas as organizações mantêm nos seus países, e também no seio da ECVC – Coordenadora Europeia da Via Campesina. Por isso, para além de um breve relato da situação da agricultura familiar em Portugal, a CNA destacou algumas das lutas mais actuais, bem como a participação do SLG na manifestação de 14 de Junho deste ano, em Lisboa, por uma PAC mais justa e solidária.