2021-09-09

Javalis: CNA apela à intervenção Assembleia da República e pede audiência para entrega de petição


JAVALIS E OUTROS ANIMAIS SELVAGENS NÃO DÃO TRÉGUAS AOS AGRICULTORES

CNA apela à intervenção Assembleia da República e pede audiência para entrega de petição

A CNA solicitou uma Audiência ao Presidente da Assembleia da República para entrega da petição “Agricultores e outros Rurais devem ser ressarcidos dos prejuízos na Agricultura provocados por Javalis e outros animais selvagens. Pelo controlo sanitário e da densidade das Populações destes animais”.

A CNA e Filiadas há muito vêm alertando para este grave problema que afecta cada vez mais explorações agrícolas de Norte a Sul do País, mas, até ao momento, apesar das reclamações dos Agricultores e de várias propostas apresentadas, não há resposta nem medidas concretas por parte do Governo.

Para além das dificuldades de escoamento a preços justos à produção ou da imparável ascensão dos preços dos vários factores de produção, a sustentabilidade das explorações agrícolas é fortemente penalizada pelos prejuízos causados por animais selvagens, que, além da destruição da produção, colocam em causa o potencial produtivo das explorações agrícolas.

A situação arrasta-se sem resolução à vista, colocando muitos agricultores em sérias dificuldades em continuar a actividade. Os agricultores não podem continuar a pagar, sozinhos, estes prejuízos, devendo o ICNF ressarcir os agricultores reclamando esses valores das entidades responsáveis, se as houver.

Neste sentido, a CNA apela agora à intervenção da Assembleia da República aguardando ser recebida em audiência pelo Presidente deste Órgão de Soberania para dar seguimento ao apelo dos mais de mil peticionários e para, desta forma também, defender a Agricultura Familiar e a Soberania Alimentar do País e das Populações.

 

Coimbra, 09 de Setembro de 2021

A Direcção da CNA

 

COMUNICADO