2021-07-08

CNA participa no seminário Mais Agricultoras = Melhores Alimentos. Como a PAC desenha as nossas produções, paisagens e alimentos

 
A CNA participou nos dias 2 e 3 de Julho no seminário "Mais Agricultoras = Melhores Alimentos. Como a PAC desenha as nossas produções, paisagens e alimentos", promovido pelo Sindicato Labrego Galego (SLG), em Santiago de Compostela, Galiza.
Durante os dois dias, discutiu-se a Política Agrícola Comum (PAC) e analisou-se a forma como influencia os nossos sistemas alimentares. A discussão esteve dividida em temas como "As lutas", "O passado, consequências e futuro da aplicação da PAC", “O Meio Ambiente”, “A Alimentação e as Pessoas”, “As Mulheres”, entre outros aspectos.Os participantes, de diversas organizações, agricultores, técnicos e académicos convergiram na análise de que esta PAC não defende os modelos de produção e consumo mais sustentáveis e democráticos, como as pequenas e médias explorações e a Agricultura Familiar, apoiando e incentivando, por sua vez, o grande agro-negócio que tem impactos muito negativos sobre a qualidade da alimentação, sobre o território, o ambiente e a degradação dos rendimentos das pequenas e médias explorações e sobre a Soberania Alimentar dos países e regiões.
Vitor Rodrigues, da CNA, interveio na Mesa sobre "A PAC e a Alimentação", abordado o tema "Soberania Alimentar e PAC". Leia AQUI a sua intervenção.