2021-06-22

Encontro Nacional de Agrupamentos de Baldios organizado pela BALADI em Mondim de Basto

No passado dia 19 de Junho de 2021 decorreu em Mondim de Basto um encontro de Agrupamentos de Baldios dinamizados pela BALADI Federação Nacional dos Baldios, no âmbito do contrato-programa para a constituição e dinamização de Agrupamentos de Baldios entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fundo Florestal Permanente (FFP) e BALADI.

Este encontro teve como objectivo reunir e fazer um balanço dos vários Agrupamentos dinamizados pela BALADI a nível nacional, para que estes possam criar relações e canais de partilha de experiência, e ao mesmo tempo poder mostrar in loco alguns trabalhos desenvolvido pelos Baldios do Agrupamento de Mondim de Basto nas suas várias vertentes - pastorícia, floresta e economia social.

Este encontro contou com a participação do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Eng.º João Paulo Catarino, do presidente da Câmara de Mondim de Basto Professora Teresa Rabiço, bem como DE elementos das Direcções do ICNF do Norte e do Centro, Centro Pinus, AGIF, CNA e de todos os nove Agrupamentos de Baldios já constituídos.

Durante a manhã fez-se uma visita de campo ao trabalho realizado pelos Baldios constituintes do Agrupamento de Mondim de Basto, relevando as queimadas para renovação de pastagem e Defesa da Floresta Contra Incêndios, faixas de rede secundária, projectos de arborização e aproveitamento da regeneração natural, abertura/beneficiação de aceiros e caminhos entre muitos outros. Aproveitou-se igualmente para fazer a inauguração dos painéis informativos para divulgação das áreas comunitárias realizados no âmbito do contrato-programa.

À tarde o encontro prosseguiu no Salão Nobre do Município onde se efectuou um balanço positivo de todo o projecto e dos trabalhos desenvolvidos, apresentando-se a BALADI com uma taxa de execução bastante elevada e com muito trabalho já realizado. Este projecto irá permitir colocar os Baldios e órgãos gestores num outro patamar, dotando-os de um conjunto de ferramentas e instrumentos capazes de melhorar a gestão destes territórios.

Tendo iniciado o terceiro e último ano do projecto foi também avaliada a continuidade do mesmo bem como o alargamento do contrato-programa para dar apoio a outros Baldios do País.

Após um período de debate e de algumas questões o Secretário de Estado elogiou o trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos dinamizados pela BALADI e em resposta a alguns dos desafios colocados comprometeu-se a encontrar no Programa de financiamento do PRR, Fundo Ambiental e no Quadro Comunitário 2021/2027 as verbas necessárias para poder dar continuidade ao Projecto assim como aumentar o investimento nas áreas comunitárias nomeadamente na sua Floresta. Acolheu também a proposta para os Agrupamentos poderem vir a candidatar-se à aquisição de maquinaria e assumiu o compromisso de estudar a forma de resolver a questão das limitações causadas pelas sobreposições de áreas nas candidaturas às Equipas de Sapadores Florestais nos Baldios. Por último propôs estudar a criação de um grupo de trabalho composto pelas Federações ligadas aos baldios, ICNF e Ministério para estudar um novo contrato para investimentos nas áreas comunitárias.

A Direcção da BALADI

PROGRAMA