2021-05-14

Direitos Palestinianos são Direitos Humanos!

 

Mais uma vez o mundo observa com profunda consternação as ações violentas e impunes das forças israelitas contra milhares de palestinianos que lutam pela defesa de seu direito à vida, à terra e à soberania. Desta vez, o conflito está centrado dentro e ao redor do bairro Sheikh Jarrah, na Jerusalém Oriental ocupada, onde colonos israelitas com o apoio das forças ocupantes estão tentando expulsar famílias palestinianas das suas casas. Orações pacíficas e protestos são mais uma vez respondidos pela força bruta que deixou centenas de palestinianos mutilados e feridos. Dezenas de pessoas foram mortas em Jerusalém e mais de cem vidas preciosas foram perdidas em Gaza, muitas crianças inocentes entre elas. Chegou a hora de acabar com os ataques implacáveis de Israel aos direitos humanos palestinianos!

La Via Campesina, o movimento camponês internacional que conseguiu a aprovação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham em Zonas Rurais (UNDROP), expressa sua forte solidariedade ao povo palestiniano. As famílias de Sheikh Jarrah, as crianças de Gaza e todos os manifestantes que os defendem, assim como camponeses, pescadores e trabalhadores rurais em toda a Palestina ocupada, têm os mesmos direitos fundamentais de todos os povos!

A Via Campesina – da qual a CNA é membro – exorta as Nações Unidas, e convida todos aqueles que defendem a paz e a justiça, a denunciar a ocupação israelita e exigir o fim imediato dos despejos forçados, demolições de casas e ocupação ilegal do território palestino. Direitos humanos para o povo palestiniano!

"[Os camponeses] e outras pessoas que trabalham no meio rural têm o direito de serem protegidos contra qualquer deslocamento arbitrário e ilegal que os afaste de suas terras, de sua residência habitual ou de outros recursos naturais que utilizem em suas atividades conforme a necessidade. poder usufruir de condições de vida adequadas (...)"

- Artigo 17.4 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham em Zonas Rurais

Soberania Alimentar para a Palestina! Não há mais crimes de guerra!

 

Imagem: Mística da organização camponesa da Palestina UAWC, na VII Conferência Internacional da Via Campesina, em Derio (País Basco), retratando as ofensivas israelitas aos camponeses palestinianos e ao território da Palestina.