2019-12-21

Marcha Lenta de Tractores desde Válega (Ovar) até à AGROVOUGA (Aveiro)

De início com cerca de 30 tractores e várias carrinhas agrícolas, aos quais se acrescentaram mais duas dezenas ao longo do percurso, Agricultores/ Produtores de Leite fizeram-se à Estrada nº 109, a convocatória da UABDA, União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro, com o apoio da CNA, Confederação Nacional da Agricultura, e realizaram uma marcha lenta nas suas máquinas de trabalho, desde Válega, concelho de Ovar, com passagem por Estarreja, por dentro de Aveiro e até pararem frente à AGROVOUGA, nesta cidade.
 
Destaque para as reclamações – à Ministra da Agricultura e ao Governo – tendo em vista:
 
- Garantias de escoamento a melhores Preços à Produção dos produtos agrícolas e florestais;
- “NÃO!” aos baixos Preços do Leite e da Carne na Produção. Por mais “quota” (quantidade atribuída anualmente a cada Produtor) de Produção Leiteira e sem penalizações (baixa de Preço do Leite a quem excede a sua “quota”);
- Uma melhor PAC, Política Agrícola Comum, com Ajudas Públicas atribuídas com maior justiça social;
- A concretização do Estatuto da Agricultura Familiar com medidas concretas de apoio e respectiva dotação em Orçamento do Estado;
- A defesa da Produção Regional e Nacional e da Soberania Alimentar do nosso País.
 
Ao longo do trajecto, foram muitas as pessoas que assistiram atentamente e com manifesta curiosidade, com especial enfoque na cidade de Aveiro, na Av. Dr. Lourenço Peixinho.
 
Sempre com a maior compreensão talvez porque o que viam na Estrada 109 e dentro de Aveiro eram máquinas de trabalho agrícola conduzidas por Agricultores, com os seus “pirilampos” a brilhar no cimo, algumas com baterias de luzes acesas…. Muitas Bandeiras da CNA, alguns panais com mensagens oportunas, davam ainda mais colorido à coluna.
 
A seguir, oportunidade para uma “concentração” de circunstância, com os Agricultores – sobretudo Produtores de Leite do Norte do distrito de Aveiro - à porta principal de entrada para o recinto da AGROVOUGA. Foi aí lido e aprovado pelos presentes, um documento dirigido também à Ministra da Agricultura, com as reclamações do dia e em timbre da UABDA, União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro e da CNA.
 
E, entre outras mensagens, foi também dito que após um interregno de seis ou sete anos sem AGROVOUGA, os Agricultores, com o apoio da CNA, não quiseram deixar de vir “abrir” esta edição da AGROVOUGA como já fizeram durante vários anos em anteriores edições desta Feira. E para também divulgarem as suas principais propostas e reclamações.
 
Decide-se a entrega desse documento, em mão, à Ministra da Agricultura
 
Foi, então, possível entregar o documento aprovado pelos participantes desta iniciativa, em mão, à Ministra da Agricultura quando entrou no recinto da AGROVOUGA, com as principais reclamações. Nesse momento estavam presentes quase todos os Participantes na “Marcha Lenta”.
 
Posteriormente, houve necessidade de fazer o caminho de volta para casa após a saída da AGROVOUGA. De novo em “Marcha Lenta” pela Estrada 109.
 
“Arraial Nocturno” em movimento. Sempre, por melhores políticas agro-alimentares
 
Tremendo espectáculo! Depressa fica noite. Chove e uma coluna de tractores marcha pela Estada nº 109 acima, mais 40 quilómetros entre Aveiro e Válega. Luzes das Máquinas todas acesas. Os “pirilampos” luzem e reluzem com toda a agitação e intensidade. Muitas e muitas dezenas de outros veículos são envolvidos naquela “Marcha Lenta” que não lhe podem passar por cima, sequer pelos lados.
 
É um autêntico “arraial nocturno” em movimento!
 
Já dentro do município de Ovar, pára espontaneamente esta “Marcha Lenta e Iluminada”. É por aí que o grupo de participantes decide ir “temperar o apetite” num convívio, de improviso mas aconchegado, num restaurante à beira da Estrada 109. Param as Máquinas... Em breve, os Agricultores estarão em suas casas, a contar a Familiares a jornada daquele dia, 20 de Novembro.
 
***
 
Por ocasião da abertura da AGROVOUGA, 2019, os Agricultores de Aveiro, com o apoio da UABDA e da CNA, foram lá e de lá regressaram em “Marchas Lentas”, em defesa dos seus interesses e em defesa da Lavoura!
 
Até à próxima !
 
A luta continua !
 
A Redacção