2020-06-09

Reforma da PAC para o pós 2020 em debate

 

A Confederação Nacional da Agricultura promoveu esta terça-feira, 9 de Junho, o debate online “PAC em Português” em que estiveram em análise a crise provocada pela COVID-19 e a Política Agrícola Comum (PAC) para o pós 2020.

Com a proposta inicial de reforma da PAC a completar dois anos desde a sua apresentação pública, após a Comissão Europeia ter apresentado a nova estratégia “Do Prado ao Prato” (“Farm to Fork”) e no meio de uma crise sanitária com consequências muito diversas e ainda de dimensão desconhecida, nomeadamente no sector agrícola e alimentar, é essencial analisar se a proposta de reforma da PAC dá resposta a esta nova realidade global.

Assim, a “PAC em Português”, que a CNA tem vindo a realizar com regularidade nos últimos anos, assume neste contexto uma particular importância.

Da parte da CNA foram transmitidas propostas para a PAC pós 2020, na perspectiva de uma valorização da Agricultura Familiar enquanto modelo que responde aos desafios que hoje se colocam em termos ambientais, económicos e sociais, ao mesmo tempo que garante uma alimentação de qualidade e proximidade.

Também Andoni Garcia salientou a perspectiva da Coordenadora Europeia Via Campesina (CEVC) para a Política Agrícola Comum. Foram também trocados pontos de vista, posicionamentos e informações por parte dos Eurodeputados presentes e da Representação de Portugal junto da União Europeia (REPER).

No debate participaram os deputados portugueses no Parlamento Europeu Isabel Carvalhais (PS), José Gusmão (BE), Sandra Pereira (PCP) e Frederico Mota em representação do Eurodeputado Álvaro Amaro (PSD); César Cortes da REPER e Andoni Garcia da CEVC.

Pela CNA estiveram José Gonçalves, Laura Tarrafa e Pedro Santos.