2023-10-24
A CNA e a União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA) promoveram uma reunião com agricultores na passada sexta-feira, 20 de Outubro, em Válega (concelho de Ovar), para debater a situação do sector agrícola.
Preocupados com a difícil situação que estão a viver, os agricultores presentes transmitiram problemas concretos que se têm agravado nos últimos tempos, como os elevados custos dos factores de produção, as dificuldades de escoamento e as perdas de rendimento decorrentes das novas regras da Política Agrícola Comum (PAC).
Estas dificuldades agravam-se no contexto dos já crónicos preços baixos pagos à produção que não permitem que os agricultores tenham rendimentos justos para viver e para continuar a trabalhar.
No caso concreto do leite, a descida do preço pago por litro vai criar mais dificuldades aos produtores já muito fragilizados por anos consecutivos de vendas a preços muito baixos, até abaixo dos custos de produção, como foi recentemente comprovado por um estudo publicado no âmbito do Observatório de Preços Agroalimentar.
Sobre esta matéria, a CNA e a UABDA têm propostas concretas, como a reclamação de alterações legislativas capazes de impedir que se pague aos agricultores abaixo dos seus custos de produção.
Dos testemunhos dos agricultores presentes no encontro saiu reforçada a necessidade de luta da CNA e da UABDA por outras políticas agrícolas e de mercado para melhorar os preços à produção e para equilibrar a distribuição dos apoios aos agricultores, de forma a defender e promover o desenvolvimento da Agricultura Familiar no distrito e no país.