2018-10-04

ECVC e o seu membro austríaco ÖBV pedem mudanças urgentes nas políticas alimentares e agrícolas da UE

“Estamos fartos da sua Política Agrícola! Queremos uma mudança justa e sustentável na PAC” 

Viena – 25 de Setembro de 2018 – A Coordenadora Europeia Via Campesina e o seu membro Austríaco ÖBV – Via Campesina Áustria (Österreichische Berg - und Kleinbäuer_innen Vereinigung), mobilizaram-se hoje para pedir mudanças urgentes nas políticas alimentares e agrícolas da UE no Schloss Hof, na Áustria, onde se reuniram com os ministros da Agricultura da UE. 

No meio de uma crise persistente no sector agrícola e com as negociações sobre a Política Agrícola Comum (PAC) da UE em curso, o movimento campesino europeu – ao que se uniu uma grande coligação de organizações da sociedade civil – está a incentivar os líderes da UE a encaminhar a PAC da UE no sentido de uma política capaz de responder aos desafios sociais, económicos e ambientais que a Europa enfrenta. 

“Os ministros da Agricultura da UE têm sobre a mesa uma oportunidade histórica: estabelecer o rumo e definir o modelo agrícola do futuro. Para nós, mas também segundo a opinião dos cidadãos da UE, este novo modelo deve ser sustentável, capaz de promover as economias rurais e garantir um rendimento digno para os agricultores. E isso, em grande medida, implica a regulação dos mercados”, explica Andoni García, membro do comité coordenador da ECVC. 

Referindo-se às expectativas e às exigências de um jovem que pretende dedicar-se à agricultura, Anneke Engel, representante de ÖBV, afirma que “Actualmente, os subsídios agrícolas da PAC estão a provocar a concentração e a competição por terras agrícolas, o que dificulta o acesso à terra, especialmente para as gerações mais jovens que desejam estabelecer-se neste sector. Existem poucas opções para estes novos agricultores estabelecerem uma exploração agrícola, excepto se herdaram terras ou direitos. Isto torna-se bastante desconcertante, visto que, muitos destes novos participantes, na sua maioria jovens, estão a dar vida às zonas rurais”. 

Com panelas, colheres e tractores, no Schloss Hof, ECVC e ÖBV insistiram que a futura PAC deve responder às expectativas da sociedade e garantir a transição de todas as explorações agrícolas europeias para modelos sustentáveis, preservar o meio ambiente, o clima e garantir alimentos de qualidade a todos os cidadãos. 

A acção enquadra-se no quadro da imparável campanha dirigida pelo movimento camponês europeu em defesa de um novo modelo agrícola sustentável, capaz de favorecer as economias rurais e de garantir rendimentos dignos aos agricultores.