2020-01-31

Chegam ao fim os dois dias de Formação de Formadores

 

Na sequência da Mesa Redonda “Agricultura Familiar e Acesso aos Mercados”, realizou-se também na cidade de Coimbra, nos dias 30 e 31 de Janeiro de 2020, uma sessão de dois dias de Formação de Formadores "Fortalecimento dos Agricultores através da criação de capital social".

Após um processo de consulta aos potenciais participantes, que responderam a um questionário sobre os seus interesses para a formação, foi traçada uma agenda, em colaboração com a FAO, sendo que a sessão do primeiro foi sobre "A organização como um grupo: auto-confiança, valores e liderança" e a do segundo dia sobre "Visão, avaliação de desempenho e planeamento".

Dois dias de trabalho, partilha e enriquecimento, no âmbito do Projeto BOND, que reuniu um grupo de entusiastas que receberam novas ideias para fortalecer as organizações e o movimento camponês.

Com o objectivo de fornecer conhecimentos, ferramentas e métodos em diversas áreas relacionadas com a acção colectiva e a capacitação das organizações de agricultores para construir relações fortes interna e externamente, esta formação recebeu um grupo de participantes de diferentes áreas.

O grupo incluía agricultores, líderes, académicos e técnicos, todos eles com interesse e trabalho relacionados com a Agricultura Familiar e com ligações às organizações de agricultores. 

Participaram também representantes do BOND que já tinham estado noutras iniciativas do projecto, nomeadamente as visitas de estudo a diferentes países da Europa. Dora Cabaleiro (Galiza/Espanha), Mireia Gonzalez (Andaluzia/Espanha), Joaquim Pífano e José Miguel Fernandes participaram activamente nesta sessão de partilha e reflexão.

Os conteúdos foram ministrados por Guilherme Brady (FAO), Maria Grazia Rocchigiani (FAO) e Laura Tarrafa (CNA), que tinha participado na Formação de Formadores organizada pelo BOND em Córdoba, Espanha, em Setembro de 2018.

Durante as sessões foram utilizados vários exercícios e dinâmicas que criaram uma grande interacção entre os participantes.

Com o objectivo de capacitar os líderes e representantes dos agricultores para poderem construir e desenvolver organizações eficazes e fortes, ao mesmo tempo possibilitando aos formandos aumentar o impacto nas suas próprias regiões e áreas de acção, podemos concluir que foi uma formação muito bem sucedida, pela avaliação positiva feita tanto pelas organizações intervenientes como pelos participantes.

Manifestou-se o interesse em repetir iniciativas semelhantes, consideradas muito importantes para consolidar e desenvolver conceitos de grande importância para o desempenho do movimento associativo nacional e europeu.

Com vista a proporcionar terreno fértil para as sementes aqui recolhidas, foram desenvolvidos por cada participante um plano de acção individual, com o intuito de prosseguir o trabalho no seio das organizações em diferentes regiões.