2022-04-28

CNA solidária com agricultores do Baixo Mondego e seus objectivos

 

Marcha Lenta de Tractores de amanhã 29 de Abril, de Montemor-o-Velho a Coimbra

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) manifesta a sua solidariedade activa para com os agricultores que amanhã, 29 de Abril,  vão participar na Marcha Lenta de Tractores, promovida pela sua filiada ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra e por uma Comissão de Agricultores, a partir das 9h00 e do recinto da Feira em Montemor-o-Velho, até Coimbra.

Uma Marcha Lenta de Tractores realizada, tal como acontece noutras regiões do país onde as Filiadas da CNA têm promovido iniciativas de luta e reclamação em defesa dos agricultores e da produção nacional, que se destina, de acordo com os seus promotores, a propor e a reclamar ao Ministério da Agricultura, ao Governo e demais Órgãos de Soberania, medidas eficazes para acudir à difícil situação que, no caso, se vive nos campos do Baixo Mondego.

Os altos custos de produção com a especulação reinante nos combustíveis, na energia eléctrica, nas rações, adubos e mesmo na maquinaria, isto conjugado com o escoamento bastas vezes complicado dos produtos, com os baixos preços pagos aos agricultores pelas suas produções,  todo este contexto nocivo continua a garrotear e a forçar ao abandono a actividade agrícola na região do Baixo Mondego.

Passados quase quatro meses de anúncios de medidas que não chegam aos agricultores, ilude-se a opinião pública e os agricultores continuam desesperados e largados à sua sorte. Isto não pode continuar assim. São necessárias e urgentes outras medidas excepcionais capazes de apoiar o trabalho, a produção agro-alimentar e os rendimentos dos agricultores. Medidas governamentais que também proporcionem à população uma alimentação acessível e de boa qualidade!

A CNA e as suas Filiadas manifestam a sua disponibilidade para continuarem a acompanhar a situação e a luta para ajudar a resolver os problemas sentidos pelos agricultores.

Aproxima-se a discussão e a votação, na Assembleia da República, do Orçamento do Estado para este ano. Eis uma oportunidade para – Sempre com os Agricultores! – se apresentar reclamações tendo em vista a dotação de verbas suficientes para o apoio excepcional que se exige para a nossa agricultura!

Vale sempre a pena lutar!

Em defesa da Produção Regional e dos rendimentos dos agricultores!

Em defesa da Produção Nacional e da Soberania Alimentar!

 

Coimbra, 28 de Abril de 2022

A Direcção da CNA

COMUNICADO