2021-07-13

La Via Campesina condena ataque militar de Israel à sede da UAWC

Como La Via Campesina repudiamos o ataque israelita e os danos causados à sede de nossa organização membro UAWC - União dos Comités de Trabalhadores Agrícolas na última quarta-feira, 7 de Julho de 2021. O exército israelita ordenou que os escritórios permanecessem encerrados por seis meses. Relatamos a perseguição e assédio contínuos à UAWC com a intenção de prejudicar o seu trabalho. A ordem de busca e encerramento é um ataque particularmente provocatório à soberania palestiniana, considerando que os escritórios da UAWC estão localizados na Área A da Cisjordânia, sob a jurisdição da Autoridade Palestiniana.

O ataque israelita e a ordem de paralisação são parte de uma campanha planeada de difamação e subfinanciamento não apenas do UAWC, mas da sociedade civil palestiniana como um todo. O seu objectivo é neutralizar todas as formas de organização pacífica do povo palestiniano. A UAWC é uma das organizações mais activas na Palestina e também lidera a luta pela Soberania Alimentar e pelos Direitos dos Camponeses na região Árabe e do Norte da África. Também coordena a articulação regional dos processos dos movimentos camponeses da Via Campesina na região. Por meio do seu trabalho e em todas as áreas rurais palestinianas, a UAWC fez uma contribuição valiosa e transformadora para a vida de milhares de pequenos agricultores, pescadores, pastores e trabalhadores agrícolas.

Em resposta ao sucesso da UAWC, as entidades israelitas realizam uma campanha brutal contra a organização que apoia pacificamente e totalmente os camponeses palestinianos, particularmente aqueles na Área C, uma área que enfrenta uma ocupação acelerada por Israel através da grilagem de terras e anexações.

Convocamos as nossas organizações membro e outras organizações aliadas a divulgar informações sobre a situação na Palestina, a unir vozes contra a ocupação israelita das terras palestinianas e a exigir o fim da violência contra o povo palestiniano.

Também solicitamos a que a comunidade internacional e de direitos humanos exija que sejam tomadas as medidas necessárias para deter a violência e avançar em direcção à paz.

Em solidariedade ao povo palestino, mais uma vez pedimos o fortalecimento do movimento BDS para acabar com a terrível política de apartheid sob a qual os nossos companheiros palestinianos hoje sofrem. Isto é urgente! Vamos unir forças e comprometer-nos com a campanha de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) para acabar com o apartheid israelita e os seus crimes de guerra. Vamos entrar no BDS agora ! O boicote é económico, académico e cultural !

 

Pode ler o Comunicado oficial da União dos Comités de Trabalhadores Agrícolas (UAWC) AQUI.