2019-11-13

Solidariedade com o povo boliviano: CNA insta órgãos de soberania portugueses a condenarem golpe de Estado na Bolívia

A CNA enviou hoje uma Carta Aberta ao Presidente da República, Primeiro Ministro, Presidente e Grupos Parlamentares da Assembleia da República instando os diferentes órgãos de soberania portugueses a condenarem o golpe de Estado verificado na Bolívia, concretizado por via de uma enorme opressão exercida, nomeadamente, sobre organizações sociais camponesas e indígenas, que conduziu à renúncia do Presidente Evo Morales, numa tentativa de manter a paz no país e acabar com a repressão sobre determinadas pessoas e sectores da sociedade.
 
O movimento camponês internacional Via Campesina já expressou a sua mais profunda solidariedade com o povo Boliviano ao mesmo tempo que repudiou o golpe que classifica de racista e classista, orquestrado pelas oligarquias conservadoras.
 
A CNA lembra que foi a Bolívia um dos principais responsáveis pela aprovação na Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração de Direitos dos Camponeses e outras pessoas que trabalham em áreas rurais.
 
A CNA solicita igualmente que as autoridades portuguesas exerçam todos os esforços, nomeadamente, junto da ONU, no sentido da pacificação, reposição da legalidade democrática e garantia dos direitos humanos na Bolívia.